O corpo e a mente são uma unidade indivisível, os fatores emocionais e físicos estão em sintonia e são fundamentais para a reconstrução de vida das acolhidas. Os seguintes projetos são desenvolvidos para a contemplação dessa dimensão:
– Flores a ser: Em parceria com o SINPESP psicanalistas voluntários realizam oficina em grupo.
– A pastoral da sobriedade: Oficina de interação dinâmica que ocorre através da partilha da experiência de vida de cada participante.
– Yoga: Atividade que propicia o equilíbrio físico e mental.
– Saber Cuidar: Em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva (EPE/Unifesp), o projeto prioriza a abordagem do processo de ser mãe solo
Com o intuito de divulgar a diversidade cultural e étnico racial, e de promover a integração entre todas as conviventes, que vêm de diferentes regiões do Brasil, e de outros países, realizamos a introdução de pratos típicos de diferentes culturas, passeios, cine pipoca e preservação das diversidades culturais, regionais e internacionais; danças, músicas, costumes, folclores e histórias de vida social e pessoal favorecendo o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, potencialidades adormecidas, capacidades e oportunidades para autonomia pessoal e profissional.
Tem por objetivo apoiar as mulheres que tem uma saída qualificada com monitoramento das famílias no processo pós reintegração por 6 meses. O acompanhamento é realizado pela equipe técnica, visitas domiciliares às ex-acolhidas como um instrumento que possibilita avaliar a dinâmica do grupo familiar e as mudanças ocorridas a partir da intervenção da rede de serviços, além de buscar prevenir outras situações de violação de direitos. Também é promovido um encontro no centro de acolhida uma vez por mês com as ex-usuárias do serviço, com o intuito de compartilharmos as mudanças ocorridas em sua vida, as conquistas alcançadas e a entrega de cesta básica.
Tem como objetivo proporcionar diariamente às conviventes o maior grau de independência de acordo com suas necessidades. As acolhidas participam das atividades da vida diária, Projeto Sentidos para a Vida, Projeto Apreendendo a Organizar e Amparo Shopping com a finalidade de estimular as habilidades de cada uma para a reinserção ao mercado de trabalho, visando não só o social, mas também a autonomia econômica, higiene, organização, e o trabalho em equipe.
A instituição tem um bazar beneficente, onde todo valor arrecadado é revertido para manutenção do serviço de acolhimento.
Somos ponto de coleta de produtos novos e usados: mobiliários, vestuário eletrodomésticos etc. Também realizamos a retirada do produto em sua residência.
Queremos capacitar as acolhidas para serem protagonistas de suas vidas. Entendemos que os catalisadores desse objetivo são oficinas de reinserção, por isso, dentro do Centro de Acolhida é oferecido gratuitamente oficinas de cabeleireiro, costura, artesanato e informática.
O Centro de Acolhida
Desde 1939, o Amparo Maternal cumpre a missão de acolher gestantes, mães e seus bebês, de forma integral e humanizada, oferecendo residência e atendimento especializado, para a sua reinserção social.
selecao@amparomaternal.org